segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Comentário ao passeio "Arruda Atlântico"

Foi no dia 21 de Setembro de 2008 que se realizou o passeio "Arruda Atlântico" que teve como objectivo o de juntar amantes do BTT e partilhar paisagens deliciosas do nosso Atlântico.

Saímos de Arruda dos Vinhos e subimos á aldeia Casal das Eiras, dificuldade extrema logo no inicio.
Com aquecimento feito passamos por Cruz do Vento em direcção á Corujeira, ouvi muito "Passámos aqui no Arruda Montejunto", é certo que cada vez mais se avistava a serra.
Por meio de areias, pedras, raízes, tempo abafado e com calor passou-se por Ereira e outras terriolas engraçadas.
Entre isso parei para assistir um colega que teve um furo, e juntei-me ao grupo dele, desde já obrigado ao Rui (da equipa dos morcegos mais correctamente "PUROS E DUROs", grupo de Vialonga) pelo seu companheirismo, diversão, esforço e dedicação.

Numa pequena "terriola" com a lentidão dos GPS o colega teve uma queda mas na de muita importância, ainda assim foi desinfectado e tratado logo de seguida.
Com o resto do grupo lá fomos a "sprintar" para chegar ao grupo que ia á nossa frente, até que conseguimos, infelizmente uma moça tinha tido uma queda e encontrámo-los a todos parados a dar apoio á resistente bttista que continuou até ao final sempre num grande ritmo.
Chegando ao vimeiro lá encontrámos as praias, o mar, as arribas, que aos altos e baixos nos conduziram até Santa Cruz onde deu para para e repor energias.
Voltando a elas (bicicletas) segui o grupo da frente, cheio de garra para pedalar até casa.
Olhando para o céu aparentava estarmos a andar para dentro de uma nuvem negra cheia de vontade de nos molhar todos, o que viria mesmo a acontecer.
Depois de passar em Torres Vedras e apreciar os belos caminhos das Termas dos Cucus lá vinham as vinhas, e as maças tão saborosas.
Como a chuva quis oferecer um pouco da sua graça, então debaixo de uma ponte da linha do comboio decidiu-se que o melhor seria mesmo apanhar uma estrada directa á Arruda. Afinal de contas a intenção é divertirmo-nos e o material está caro para andar a desgastar de tal forma.
Bicicletas cheias de lama, os Jerseys ensopados, os pêlos arrepiados, mas nós lá continuámos a aventura e em Dois Portos apanhámos a nacional e direitos á Arruda fomos nós.
Eu como moro no Sobral e não tento a necessidade de pedalar nas condições que se faziam fiquei por lá já com 105km nas pernas e muitas imagens na memória.
Adorei o dia, valei muito por tudo aquilo que passei e espero repetir este género de volta.
Agradeço aos organizadores, aos participantes e a todos os que mostraram o verdadeiro companheirismo.

3 comentários:

Anónimo disse...

atao e as belas das uvas antes de xegar ao alto a igreija? axo k isso foi mm a melhor parte,e a bela da bifana e imperial em sta crz lol mas belo passeo,e pa repetir

Renato disse...

tenho a certeza k foi espectacular... tenho muita pena de não ter ido, mas tive prova nesse domingo. mas espero k tenhas decorado o percurso para depois irmos faze lo novamente! XD abraços dos "Montanelas" Renato e Zé Miguel

RenatoSilva disse...

ola, para aqueles que têm GPS informo que podem fazer o passeio, basta ir ao forumbtt.net e no topico sobre o "arruda atlantico" retirarem o track. Apartir daí é connvosco, boas pedaladas, garanto que vale apena!